Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito da proposta para o Terminal 3 do aeroporto internacional de Shenzen Bao’an evoca a imagem de uma arraia, um peixe que respira e muda sua própria forma, sofre variações, transforma-se em um pássaro para celebrar a emoção e a fantasia de um voo.
A estrutura do T3 - um túnel de aproximadamente 1,5 km de extensão - parece ser moldada pelo vento - o remanescente da imagem de uma escultura de formas orgânicas. A silhueta da cobertura é caracterizada pelas variações da altura, aludindo à paisagem natural.
O elemento simbólico da proposta é o padrão de favos de mel que conforma uma "pele" dupla interna e externa, envolvendo a estrutura. Através de sua dupla camada, a "pele" permite a entrada de luz natural, criando, assim, efeitos lumínicos nos espaços internos. O revestimento é feito de metal moldado em forma de alvéolos e painéis de vidro de diferentes tamanhos que podem ser parcialmente abertos.
Os passageiros acessam o terminal através da entrada situada sob a grande "cauda" T3. A grande baía formada pelo terminal se caracteriza pela presença de colunas brancas cônicas que se elevam e apoiam a cobertura. No térreo, o saguão abriga as áreas para bagagens, partidas e chegadas, além de cafés, restaurantes, escritórios e outros serviços.
O saguão é a principal área do aeroporto e é composto por três níveis. Cada nível é dedicado a três funções independentes: partidas, chegadas e serviços. Sua forma tubular busca a ideia de movimento. A "cruz" é o ponto de interseção, onde os três níveis do saguão se conectam verticalmente, gerando amplos vazios que permitem que a luz natural seja filtrada do ponto mais alto até o térreo.
O padrão de favos de mel é transferido e replicado no projeto dos espaços internos. Quiosques comerciais, distribuídos pelo saguão, reproduzem o padrão em diferentes escalas.
Os interiores projetados por Fuksas têm um ar mais sóbrio e recebem acabamentos de aço inoxidável que refletem e multiplicam o padrão de favos da "pele" interna.
Objetos esculturais - as grandes árvores brancas estilizadas - foram projetadas para ajudar no controle climático interno. Seu projeto, assim como o de todo o terminal, apresenta uma forma amorfa inspirada na natureza.